quinta-feira, 27 de março de 2014

MÊS DE ABRIL




Olá, meus queridos!!!

Como o proprietário do grupo, o Sulleiman, está sem tempo agora e para não misturar as senhas dos nossos perfis no Google, tive que criar outro blog para darmos continuidade ao grupo até o retorno do Sulleiman. Enfim! Preparei este mês de abril usando bastante técnica, que é para exercitarmos bastante a fotografia e aprendermos juntos ou ensinarmos uns aos outros! Deixei as técnicas mais para os finais de semana (os dias em vermelho) que acredito ser melhor para a maioria poder participar. Com exceção das regras, os demais temas são interpretativos, utilizem sua criatividade!
Máquinas a postos, apontar, cliquem!!!!!!

1 - Lens Flare: O Lens Flare nada mais é do que uma distorção do raio de luz quando ele entra diretamente pela lente – porém pelas bordas, não exatamente pelo centro. Por exemplo, quando você aponta a câmera para o céu e o sol está causando um reflexo nas laterais da fotografia ou ainda na borda de algum elemento da paisagem. Isso acontece bastante em fotografias do pôr do sol, já que nesse horário o astro está iluminando diretamente a lente em um ângulo favorável.
2 - Infantil: que é infantil, da infância, que lembre a infância, utilizado na infância, recordação de infância, qualquer coisa que para você seja ou signifique a infância.
3 - Outono: registrar os primeiros dias do outono, que tem no outono.
4 - Rotina: a sua, a de alguém.
5 - Casa da vovó: que tenha na casa da vovó, que lembre a casa da vovó, característico da casa da vovó.
6 - Regra dos terços: Essa é uma técnica simples, usada desde os tempos mais antigos (principalmente em pinturas), e com bons resultados. Ela se trata de dividir a tela em três partes horizontais e outras três partes verticais, e focalizar o objeto no cruzamento entre 4 dessas partes.
7 - Cara de segunda: o que para você tem cara de segunda.
8 - Autorretrato: foto de si mesmo.
9 - Capitalismo: para você o que lembre, seja ou represente o capitalismo.
10 - Às 10h10min da manhã: o que você está fazendo, o que alguém está fazendo, algo clicado neste horário.
11 -  Festa: o que para você é ou representa uma festa. 
12 - Golden Hour: Hora de ouro. São os horários “queridinhos” dos fotógrafos, o nascer do sol ou o pôr-do-sol e são perfeitos para fotografias de retrato ao ar livre. O que favorece a estética da fotografia nesses horários é a angulação do sol, que está iluminando diretamente os elementos da foto em um ângulo de frente, e não muito inclinado. A iluminação é mais suave e as sombras são menos “duras”, porém toda a cena é iluminada, causando um efeito dramático interessante.
13 - Proporção Áurea: Proporção Áurea (muitas vezes chamada de “Retângulo de Ouro”, apesar de não serem exatamente sinônimos) nas suas imagens. A sua origem é matemática e muito antiga, mas o que interessa para o fotógrafo é conhecer a disposição desse retângulo.Essa proporção forma um retângulo com uma espiral perfeita, sendo que isso está bastante presente na natureza e torna a fotografia mais agradável aos olhos. Procure enquadrar o centro da imagem no centro da espiral, fazendo com que o resto pareça estar seguindo essa linha imaginária de maneira suave.
14 - Amarelo: que é amarelo.
15 - Panning: Esse é um efeito interessante e, apesar de ser difícil no começo, pode ser feito por qualquer pessoa com uma câmera e muita paciência. O Panning acontece quando o fotógrafo registra um objeto em movimento, mas faz com que ele pareça imóvel e a sensação de velocidade venha do fundo em “movimento”.Para que isso aconteça, é preciso mover a câmera na mesma velocidade e direção do que o objeto em movimento, acompanhando a sua trajetória. O obturador precisa ficar aberto tempo o suficiente para pegar o movimento, porém não muito a ponto de deixar toda a imagem borrada e tremida – geralmente um segundo (ou um pouco menos) é suficiente.
16 - Às 15h30min da tarde: o que você está fazendo, o que alguém está fazendo, algo clicado neste horário.
17 - Feio: que é feio, que representa feiura.
18 - Redondo: que é redondo.
19 - Longa exposição: Dominar o uso da longa exposição pode levar muito tempo, porém é uma das técnicas que mais possuem aplicações práticas dentro da fotografia. Imagens do céu, lightpaintings, fotografias noturnas e muito mais, tudo isso é possível deixando o obturador aberto por mais tempo do que o usual. Para fotografar com pouca luz usando a longa exposição é preciso de um tripé ou apoio firme, além de uma câmera com ajustes manuais de diafragma e exposição. Câmeras automáticas conseguem alguns bons resultados, porém com mais limitações. 
20 - Páscoa: o que lembra, significa, aconteceu nesse dia.
21 - Reino animal: algo do reino animal.
22 - Romântico: o que é romântico para você, o que lembra o romantismo.
23 - Moderno: o que é moderno hoje, o que é moderno para você.
24 - Vintage: retrógrado, estilo retrô.
25 - Não vivo sem: do que você não abre mão.
26 - Hora azul: na primeira hora antes do fim da luz solar (ocaso). Mas, no entanto, se quiser capturar fotos mais impressionantes e mágicas, tente fotografar na hora azul (ou crepúsculo), a janela de tempo na parte da manhã que começa minutos antes do nascer do sol ou o período da tarde após o sol se por (e antes de completa escuridão).
27 - Contre-jour/Silhueta: "Contre-jour" significa "contra a luz" em francês, e é disso que esse simples efeito trata: tirar fotos de um objeto/pessoa contra a fonte de luz, isso cria um efeito que destaca a silhueta das pessoas e objetos, criando um efeito nostálgico. Como todos os efeitos, esse também exige prática, mas vale a paciência. 
28 - Trabalho: o seu trabalho, o trabalho de alguém.
29 - Notícia: algo que é ou deveria ser notícia. Algo digno de fotojornalismo para acompanhar uma matéria.
30 - Produto: um produto que você queira, goste, produto a venda, produto comprado, resultado. Use sua imaginação.

Para dúvidas vocês podem consultar esses sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário